GERAÇÃO ABENÇOADA


A Palavra de Deus diz em Oseias 4.6:“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.”

Não é somente o diabo, não são os demônios que estão destruindo o povo de Deus e sim a falta de conhecimento.

Você sabe por que é pai? Sabe por que teve filhos? Sabe por que você existe? Há um propósito e Deus sempre quis ter uma família que fosse semelhante ao seu próprio Filho Jesus Cristo. Deus é um Deus de gerações. Quando criou o homem, criou apenas um e soprou sobre ele o fôlego de vida. E deu a esse homem a capacidade de formar gerações. 

Você e eu precisamos entender o que significa ser pai. Que significa não terminar sua história, mas permitir que seu filho continue o propósito de Deus, o Pai. Enquanto meu pai era vivo, não tinha uma noite sequer que eu e meus irmãos não pedíamos a bênção a ele. E meu pai dizia: “Deus te abençoe” . E ao acordar fazíamos a mesma coisa e ele sempre respondia: “Deus te abençoe”! A bênção não é apenas uma invocação, ela flui.

Mas que tipo de bênção é esta que recebemos dos nossos pais terrenos? É a bênção do Senhor. Quando meu pai dizia que me abençoava, ele estava transferindo a bênção que existia sobre ele para minha vida.
 

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. E faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam, e guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:4-6

Na minha vida a bênção que está sobre mim veio do meu pai, que a recebeu do meu avô. Por isso, os pais da época de Jesus ansiavam por levar as crianças até Ele, para que fossem abençoadas.Eles queriam que a geração dos seus filhos fosse diferente, que não fosse simplesmente mais alguém que existisse na terra, mas pudesse realmente cumprir o propósito do Senhor. Querido, a vontade de Deus é que todos os pais sejam realmente parceiros, na liberação do que é bom das gerações O livro de Lamentações capítulo 5, verso 19, diz que: “Tu Senhor reina eternamente, o teu trono subsiste de geração em geração.”

Muitas coisas podem acontecer, gerações podem passar outras surgirem, mas o trono de Deus permanece. A sua, a minha geração estão sob o controle de Deus. O seu chamado não é apenas para sua mera existência, mas que por meio da sua vida, da sua geração, o trono de Deus seja conhecido. Você pode ter vindo de uma geração, em que seus pais não tinham conhecimento algum do evangelho, mas no momento em que você se converteu, inaugurou uma nova geração. Há agora descendentes que conhecem ao Senhor e têm essa bênção. Somos responsáveis por transmitir a boa nova da redenção, trazer a glória de Deus à nossa geração hoje, e anunciar às gerações seguintes o nome do Senhor.

Você não é pai simplesmente para ter alegria ou trabalho, você perpetua na sua geração o propósito do Senhor. Às vezes, a preocupação de muitos pais hoje é oferecer ao filho a melhor educação. Isso não é errado.

São coisas preciosas, mas que permanecem aqui na terra. A palavra diz sobre o privilegio que temos de passarmos para nossa geração o nome do Senhor. As gerações de Abraão, Isaque e Jacó carregaram o nome de Deus. Precisamos passar a realidade do nome do Senhor para as gerações. Fazê-lo conhecido em cada geração.

Salmo 145.4 “Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.” A geração que você vive é para anunciar a próxima geração. Contei para os meus filhos, eles contam para os meus netos e estes contarão para meus bisnetos e assim sucessivamente. Eles vão contar o quê? A história do bisavô que foi um pastor, o que ele fez, qual legado deixou. A Palavra diz que uma geração contará para outra geração a grandiosidade dos seus feitos. Você não servirá à geração que passou, nem a que está por vir, mas à sua geração. Deus escolheu fazer você viver no presente tempo, e não numa geração que passou; você não consegue viver numa geração que virá, mas somente na sua “Porque, na verdade, tendo Davi servido a sua própria geração conforme o desígnio de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.” Lute pelos seus filhos. Lute pela sua geração. Provérbios 17.6 dizem que quando você tem apenas filhos tem coroa, mas só tem glória, quem tem netos: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a glória dos filhos são os pais”.

Que privilégio o de sermos pais, de passarmos adiante a nossa geração. Deus é o Deus das gerações. Quando você vê a genealogia de Jesus, uma geração inteira passa, há uma promessa em Isaías 58.12, para nossa vida, para nossa casa. “Os teus filhos, edificaram as antigas ruínas, levantarás os fundamentos de muitas gerações, e será chamado libertador de brechas, e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.” Queremos ver o nosso país habitável, andar nas ruas sem violência. Vê-lo habitável não apenas pelas belezas naturais, mas como a Palavra diz que a natureza aguarda a manifestação dos filhos de Deus.


A sua geração passada pode ter sido a mais perversa, pobre, desgraçada, mas a geração que brota da sua vida, teus filhos edificarão as veredas antigas, levantarás os fundamentos de muitas gerações. Se a sua geração foi corrompida, sem fundamento, você agora inaugura a reconstrução, você será chamado de reparador de brechas, restaurador das gerações para que o país se torne habitável. Nossa vida não se resume apenas no agora, por isso, que você possa viver esse tempo.

Que seu casamento possa ser um modelo para sua geração, que um dia os seus netos possam dizer: “Quero um casamento igual ao do vovô com a vovó. Quero um casamento como da mamãe e do papai.” Se sua vida não foi um modelo até hoje, saiba que a vida é marcada pelos recomeços; e hoje é um dia de recomeço na sua história, que você possa escrever uma nova história. 

Eu escolhi viver os propósitos de Deus para mim, escolhi entender que as minhas ações têm consequências, e eu quero deixar consequências abençoadoras na minha geração. Você ouviu que a sua vida é geracional, e pode ter hoje o início mais glorioso da sua história. Deus o conhece e o ama, Ele tem um o propósito para sua vida. 


Pr. Márcio Valadão